Coren-AP

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), esteve presento no 3º Encontro de Fiscalização da Região Norte (EFIS Norte), realizado de 28 a 30 de janeiro, em Palmas (TO). O evento reuniu gestores e enfermeiros fiscais de todo o Norte do Brasil com o objetivo de discutir os desafios e avanços da fiscalização nos estados amazônicos, com foco em soluções para a melhoria dos serviços de saúde na região.

Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o encontro teve como pauta o fortalecimento da fiscalização em locais mais remotos e de difícil acesso, uma característica marcante da Região Norte, além da importância de garantir que os profissionais da área recebam o suporte necessário para atuar em condições adversas.

Entre os principais encaminhamentos do encontro, destacam-se a garantia de que a fiscalização chegue às áreas mais distantes da região, além da implementação de estratégias que assegurem uma assistência qualificada à população. Também foi discutida a importância de oferecer suporte contínuo aos profissionais de enfermagem que enfrentam desafios em locais com infraestrutura limitada e contextos muitas vezes precários.

“A fiscalização não pode se limitar aos grandes centros urbanos, ela precisa alcançar as áreas mais remotas, onde os desafios são ainda maiores. Nossa missão é garantir que todos os cidadãos, independentemente de onde vivam, recebam uma assistência de saúde de qualidade”, afirmou o presidente do Coren-AP, Donato Farias.

O encontro reuniu profissionais da saúde que atuam diretamente na fiscalização e gestão de serviços de enfermagem, e as discussões visaram não apenas identificar problemas, mas também desenvolver soluções práticas para os desafios encontrados no dia a dia desses profissionais, como ressaltou a Daniela Sousa, Chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP).

“Um evento de suma importância pra gente dialogar, criar estratégias, trocar ideias e experiências. Nós da região norte temos as nossas peculiaridades por conta das nossas áreas de difícil acesso. Então esses encontros servem para normatizar e padronizar e criar estratégias de fiscalização e orientação”, disse Daniele.

Ao longo de três dias de atividades, foram realizadas palestras e mesas-redondas. E na oportunidade o presidente do Cofen, Manoel Neri, ministrou a palestra “Gestão de Fiscalização na Perspectiva do Novo Manual de Fiscalização – Resolução Cofen 725/2023“, que abordou a atualização das normas de fiscalização.

Próxima edição

A 4ª edição do Encontro de Fiscalização da Região Norte será realizada no estado do Pará, que conta com 110.049 profissionais de Enfermagem e abriga uma das maiores diversidades étnicas do Brasil.

Ascom / Coren-AP