Coren-AP

Nesta quarta-feira, 19 de junho, médicos e enfermeiros do estado receberam uma capacitação para a implementação do método de escalonamento de contracepção de longa duração (LARC). O curso realizado na Maternidade Bem Nascer, em parceria com o Ministério da Saúde e o Fundo de População das Nações Unidas (United Nations Population Fund – UNFPA) visa ampliar o acesso ao Dispositivo Intrauterino (DIU).

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) esteve presente na formação e busca junta ao Governo do Estado, através do Grupo Técnico Mortalidade Materno Infantil, parcerias para intensificar junto aos profissionais de enfermagem a capacitação e formação. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) através da Resolução nº 690/2022 já habilita o profissional de enfermagem na inserção do DIU. O objetivo de acordo com o presidente do Conselho, Donato Farias, é acima de tudo melhorar os índices da saúde da mulher no estado.

“São parcerias que estão se formando dentro do nosso estado. E o Coren-AP vem abraçar e apoiar, pois, quando o estado coloca dispositivos a disposição dos profissionais isto é visto com bons olhos, perante o sistema. Vamos então apoiar a qualificação e capacitação dos profissionais de enfermagem, para a melhoria dos índices de saúde da mulher no estado”, reafirmou Donato.

A Maternidade Bem Nascer será o novo Centro de Referência do Amapá para formação destes profissionais. Simuladores, materiais, equipamentos e insumos de última geração foram disponibilizados pela População das Nações Unidas para este treinamento com simulação realística na área da saúde.

“É algo inédito que vem de encontro ao que já estamos trabalhando como política pública de saúde, para garantia dos direitos sexuais reprodutivos, planejamento familiar, da concepção, da anticoncepção, ampliando então as possibilidades para mulher e sua família na garantia desse direito sexual e reprodutivo”, Weslley Nogueira Coordenador Estadual da Rede Materno Infantil.

O Coren-AP através do Grupo Técnico Mortalidade Materno Infantil busca futuramente realizar um cadastro para o chamamento desses profissionais que trabalham na área da saúde obstétrica para a formação junto ao Cofen e ao novo Centro de Referência do Amapá.