
O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), através da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), esteve durante os dias 15 a 19 de julho, em agenda de fiscalização em unidades de saúde no município de Tartarugalzinho.

Ao todo, oito unidades das zonas urbana e rural do município receberam ações programadas da equipe. De forma proativa a ação permitiu além da fiscalização dos ambientes, rodas de conversas com os profissionais para o esclarecimento de dúvidas, e o reforço de informações sobre o papel pedagógico e disciplinador do Conselho, além da explanação de temas como documentos gerenciais do serviço de enfermagem, dimensionamento de pessoal de enfermagem e registros adequados.
Durante a fiscalização foram averiguadas a sistematização da assistência do serviço de enfermagem com a checagem de protocolos, regimento interno e escalas de trabalho. Além disso, foi realizada a busca ativa em prontuários para verificação das etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a construção do Processo de Enfermagem.

“Essa prática é necessária pra que a gente possa confirmar se existe o Registro das Anotações de Enfermagem, relativas à assistência prestada e, principalmente, se a comunicação entre os profissionais da área é efetiva”, explicou o fiscal do Coren-AP, Edigar Rodrigues
Após uma escuta aberta junto aos profissionais da Unidade Mista de Tartarugalzinho, foram reivindicadas melhores condições de trabalho, sobrecarga, e a conclusão da obra do novo hospital do município.
Receberam a visita o Centro de Reabilitação de Tartarugalzinho, a Ubs Colônia do Cedro, Ubs Ipujucan da Luz Nascimento, Ubs José Alves Meireles, Ubs Bom Jesus, Ubs Sineia Ferreira Brazão, Secretaria Municipal de Saúde de Tartarugalzinho e Unidade Mista de Saúde de Tartarugalzinho (Estadual).