No dia 17 de maio a Faculdade de Macapá – FAMA realizou uma ação social voltada para a comunidade quilombola e rural do bairro Goiabal, localizada próximo a Lagoa dos Índios e do campus principal da faculdade, um dos motivos pela escolha da comunidade como alvo da ação. Essa comunidade é formada por cerca de 40 famílias remanescente de quilombo.
Essa é a terceira ação em saúde realizada vinculada ao projeto “Saúde em ação” da FAMA, as outras edições foram realizadas nas Comunidades do Curralinho e são José do Matapí. Este ano ação foi realizada pelos acadêmicos do 5°semestre de enfermagem e coordenado pelo Prof. Márcio Teixeira. O objetivo principal foi desenvolver atividades de extensão empregando os conhecimentos acadêmicos através da interação com a comunidade, ultrapassando os limites físicos da instituição indo até a população oportunizando, assim, o contato direto de prestação de serviços, voltado para atender as necessidades das famílias que moram próximo à faculdade.
Foram ofertadas as famílias atendimentos de saúde, como: consultas médicas, aplicação de flúor para as crianças, verificação de glicemia, pressão arterial, distribuição de medicamentos doados pelo Dr. Paulo Sérgio, massoterapia, avaliação nutricional, consulta psicológica e jurídica pelo CAMUF (Centro de Atendimento a Mulher e à Família), palestras de educação em saúde, atividades de recreação e lazer, demonstração de artes marciais, distribuição de brindes, serviços de corte de cabelo e distribuição de cerca de 500 refeições ao fim foram totalizados cerca de 230 atendimentos.
Na visão dos acadêmicos, a iniciativa da faculdade deu-lhes a oportunidade de colocar em prática as atividades de extensão, com os mesmo sendo articuladores de um projeto ao qual traz benefício para comunidade. Segundo o acadêmico Richardson Xavier Barbosa de 34 anos, a realização de atividades dessa natureza é importante, pois é uma oportunidade de levar assistência à saúde, entretenimento, informação e troca de experiências com a comunidade.
Segundo a moradora Araci Barbosa Reis, 30 anos, que foi atendida na ação, relatou a importância dos atendimentos, principalmente na área médica, pois sofrem com a demora em marcação de consultas e a falta de profissionais no posto de saúde. O diretor do posto de saúde, Sávio Sarquis, 42 anos, e colaborador e facilitador da ação informou que um dos problemas enfrentados pela comunidade é a acessibilidade dos moradores a serviços de saúde e da dificuldade de transporte.
Apesar das dificuldades, a ação contou com o apoio da comunidade, do diretor da escola e da unidade de saúde e profissionais voluntários como: médicos, dentistas, enfermeiro, psicólogos, massoterapeutas dentre tantos outros de igual importância. Ação teve seu objetivo alcançado graças ao empenho dos idealizadores que buscaram atender os anseios da comunidade em relação á saúde.
FACULDADE DE MACAPÁ – FAMA
Liga Acadêmica de Enfermagem
Email: aligaenfermagem@hotmail.com
Coordenador Prof. Márcio Teixeira e Enfª Helaína Bastos
Acadêmicos de Enfermagem
Adrianny Silva; Alane Lima; Corina Silva; Denis Oliveira; Francisca Rodrigues
Gilmara Gomes; Inês Pereira; Josiane Vaz; Luciana Lamarão; Micheline Sherring; Rayane Pantoja; Valeria Coelho