Semana de enfermagem
“A evolução da enfermagem no Brasil”
Com o tema “A Evolução da Enfermagem no Brasil”, o Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (COREN-AP) abrirá oficialmente no dia 19 de agosto a semana da enfermagem no Estado do Amapá. O evento de 2015, que deveria ter acontecido em maio, sofreu um pequeno atraso por conta de problemas de ordem administrativa. As inscrições estão sendo feitas na sede do COREN-AP, na avenida Procópio Rola, 944, com a apresentação de um quilo de alimento não perecível.
Aurinex Morais Guedes, presidente do COREN-AP, explica que o evento acontecerá com ciclos de palestras e discussões com diversos temas abordados dentro do tema principal, proporcionando momentos de discussão e reflexão sobre a importância da enfermagem garantindo momentos de integração entre alunos e professores dos cursos de graduação, pós-graduação e Técnico de Enfermagem e profissionais atuantes na área.
“O profissional de enfermagem precisa ter boa informação científica, ser crítico e saber fazer avaliação clínica, executar com eficiência os procedimentos e ser desenvolvedor de pesquisas, além disso é preciso saber relacionar-se com as pessoas, com a equipe e, principalmente, com os pacientes e familiares, para que isso tudo aconteça precisamos nos conhecer e, esses encontros servem também para que os profissionais e estudantes de enfermagem se conheçam”, explicou o presidente.
Conheça a historia de criação da data
Instituída no Brasil em 1960, a semana da enfermagem (12 a 20 de maio) celebra o trabalho de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. As datas foram escolhidas por se tratarem, respectivamente, do nascimento de Florence Nightingale (1820) e o falecimento de Ana Neri (1880).
Origem da profissão
Desde antes de Cristo que a profissão de enfermeiro já era conhecida, mesmo sem ter este nome. Com o tempo, os cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio. No século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra.
A partir daí, foram definidos padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) definiu que o objetivo principal do trabalho de Enfermagem é o de cuidar dos problemas de saúde, educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado do paciente.
A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas palavras, adaptadas ao inglês durante o século XIX, se transformaram na palavra Nurse que significa Enfermeira.
Fonte: Ascom Coren/AP