O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) esteve presente durante a realização do 8º Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação e do 6º Encontro Anual de Tecnologia da Informação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem realizado em Belo Horizonte/MG, nos dias 7 e 8 de novembro de 2024. Durante os encontros os profissionais tiveram a oportunidade de se atualizar e receber orientações sobre ferramentas que irão aperfeiçoar os serviços públicos de comunicação e da tecnologia da informação dentro do Sistema.
O presidente do Conselho Federal de Enfermagem Manoel Neri, destacou as atividades e metas que ainda deverão ser percorridas dentro do Sistema, as conquistas e importância da comunicação para a imagem da Enfermagem no país. “Ainda temos um bom caminho a percorrer, mas podem ter certeza que todos nós construímos nesse curto período de tempo uma linda história, de construção de uma marca forte e respeitada, não só pelos profissionais de enfermagem, mas pela sociedade brasileira. O desafio continua, essa história não para, até porque o tempo não para, a história não para, portanto, esses desafios continuam”, disse Manoel Neri.
Com os assessores de comunicação e publicitários dos Conselhos Regionais de Enfermagem foram discutidos temas como Planejamento e Gestão de Comunicações Públicas e Institucionais, fakes news, infodemia e infodemiologia, mídias digitais e as novas habilidades do profissional do futuro e Soluções de design e processo criativo na era da inteligência artificial. Na oportunidade foi lançado ainda o guia “Comunicação na prática: desafios do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem”, e realizado o alinhamento e padronização da comunicação.
De acordo com o assessor de comunicação do Cofen, Laércio Tomaz, o Seminário de Comunicação objetivou acelerar a aprendizagem. “Então, nós hoje estamos com uma unicidade muito maior e estamos aqui hoje com um objetivo muito determinado, que é acelerar a nossa curva de aprendizagem. Para isso, lançamos a nossa nova política de comunicação, que vai dar o conceito para o desenvolvimento de trabalhos práticos, desde as rotinas diárias da assessoria, até as recomendações para aqueles regionais que querem fazer instalações, coletivas de imprensa, elaborar campanhas complexas e tudo de maneira integrada com o Conselho Federal de Enfermagem”, completou Laércio.
Já para os participantes do 6º Encontro Anual de Tecnologia da Informação foram levados temas como o Novo Organograma e Atribuições do DTIC, Nova Gestão e Atuação da Divisão de Modernização Tecnológica e do Setor de Tecnologia para Atividades Finalísticas pelo SIGEn, Apresentação de Projetos e Soluções, e a Identificação de Talentos para Força de Trabalho.
O Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) do Cofen, Davi Luiz Vieira, destacou as atividades que estão sendo desenvolvidas pela TI e as estratégias que vão fomentar a política do sistema. “Nós estamos agora com cerca de 80 projetos, que estão sendo tocados, projetos inovadores. E é isso que a gente trouxe pra o evento e para mostrar que a TI não é apenas técnica. Mas temos estratégias que vão fomentar essa atividade política de todos os presidentes, o plenário. A TI, ela está dentro de todas as áreas, atuamos de forma transversal, somos a única área do sistema e de qualquer empresa que está dentro de todas as áreas todos os dias”, ressaltou Davi.
Ao final da programação ps Técnicos de TI participaram ainda de uma visita guiada ao Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais.