Coren-AP

O Coren-AP esteve presente no 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O maior Congresso da Enfermagem da América Latina, aconteceu dos dias 16 a 19 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. Foram mais de 10 mil congressistas credenciados presencialmente, e mais de 23 mil inscritos na multiplataforma CofenPlay.

Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, o CBCENF em Pernambuco foi um marco entre todas as edições com a quebra de record de público e a retomada de programações tradicionais não realizadas há alguns anos, assim como novidades como o Game CBCENF Go.

“Retomamos neste ano a tradicional entrada das delegações na cerimônia de abertura, a reunião com os representantes do sistema Cofen/Coren’s.

Para o Congresso, o Coren-AP esteve com uma delegação de 17 pessoas, formada por servidores e Conselheiros. Durante a cerimônia de abertura se apresentou aos participantes com muita alegria ao som da música “Meu Endereço”, do cantor amapaense Zé Miguel.

No espaço reservado para exposição, o Coren-AP apresentou aos visitantes a música, o artesanato, o turismo e a gastronomia amapaense, além de uma galeria de fotos com as principais ações desenvolvidas pelo Conselho. Para o presidente Dr. Donato Farias, a participação foi marcada pela força e união da equipe.

“Quero expressar minha profunda gratidão e orgulho pela participação incansável do Coren-AP. Cada um, com seu comprometimento e dedicação, elevou o nome do Amapá e do nosso Conselho a um patamar de excelência. Mostramos força, união e um trabalho impecável, que ficará marcado neste congresso”, destacou o presidente.

O evento contou com a presença de autoridades políticas como a Ministra da Saúde Nísia Trindade, o deputado Federal pelo Amapá, Dorinaldo Malafaia, além de deputados estaduais da Enfermagem, dirigentes sindicais e do prefeito de Olinda.

Prêmio Anna Nery

Durante o 26º CBCENF foi realizada ainda a cerimônia do Prêmio Anna Nery. A escolha feita em plenária, congregou o reconhecimento de pessoas, com uma reverência ao compromisso e ao protagonismo que inspira enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes em todo o Brasil, em uma cerimônia cheia de emoção e alegria. Pelo Coren-AP foi indicada ao Prêmio Anna Nery, honraria máxima da categoria da enfermagem no país, a enfermeira e secretária do município de Pedra Branca do Amapari, Cláudia Pimentel. Um reconhecimento a esta profissional que é destaque não só pelo Amapá, mas por toda sua trajetória pelo país.

“Quero agradecer ao estado do Amapá, ao Coren-AP por essa indicação, é um prazer e um honra ser enfermeira, servir a nossa clientela. E quando a gente serve e a gente trabalha com um reconhecimento desse, a maior honraria da que a enfermagem pode receber, isso é indescritível. Estou muito feliz e muito obrigada a todos”, agradeceu a enfermeira homenageada.

Participação Científica

Além das palestras, painéis, mesas redondas, o 26º CBCENF contou ainda com a apresentação de trabalhos científicos, onde o Amapá esteve representado com 13 publicações. A estudante de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Letícia Vaz, reforçou a presença maciça de estudantes no Congresso.

“Representar o Amapá e a UNIFAP neste evento é uma honra! No próximo ano vamos com tudo mais uma vez. Gratidão a todos os envolvidos pela oportunidade de crescimento”, disse Letícia.

Durante a programação o Coren-AP realizou também o lançamento de dois livros. A publicações foram escritas pelo presidente do Coren-AP e Enfermeiro Dr. Donato Farias com o livro: Plano de Contingência de Desastres Naturais na Atenção Primária em Saúde: módulo inundações – Vale do Jari; e pela enfermeira e Conselheira do Coren-AP, Drª Cíntia Pantoja, com o livro: O Processo de Regionalização em Saúde no Estado do Amapá: avanços e desafios. As publicações lançadas no CBCENF passaram por inscrição prévia, via edital específico, e atenderam à uma série de requisitos.

Para a Conselheira e enfermeira Cíntia Pantoja este foi um momento de valorização da Enfermagem e de incentivo para participação de outros profissionais.

“Me sinto muito lisonjeada em participar deste evento e concomitantemente lançar mais um livro, nós tivemos então essas duas obras que foram aprovadas para serem lançadas. Então é só gratidão e, claro incentivar outros profissionais de enfermagem a participarem também”, disse Drª Cíntia.

CBCENF 2025

Durante a cerimônia de encerramento o presidente do Cofen, Manoel Neri, fez o anúncio da cidade que será sede do 27ª CBCENF.  A disputa foi apresentada pelas cidades de Salvador e Rio de Janeiro, durante reunião com os representantes do Cofen/Coren’s. Após eleição dos presidentes e pela maioria em plenária presentes, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) foi eleito como anfitrião do evento, para os dias 8 a 11 de setembro de 2025, em Salvador-BA.

“A Bahia é a terra do 4º maior regional do Sistema Cofen e nós estaremos de braços abertos para receber o Brasil inteiro. Foi na Bahia que a Enfermagem nasceu, com a Anna Nery”, comemorou o presidente do Coren-BA, Davi Apostólo.