Coren-AP apresenta escalas de serviços de profissionais de enfermagem à Secretaria de Saúde do Estado

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá, Dr. Donato Farias, acompanhado da auxiliar jurídica do Coren-AP, Lana Diniz, esteve na tarde desta segunda-feira, em agenda na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Durante a reunião com a subsecretária de Saúde do Estado Cássia Klein, o presidente apresentou um levantamento de escalas dos profissionais de enfermagem que executam atividades dentro das unidades de saúde do estado.

A iniciativa busca mapear todos os profissionais quanto ao exercício legal da enfermagem perante o Conselho dentro das unidades de saúde, como explica Donato Farias. “Queremos que todos os profissionais estejam aptos dentro dos hospitais para o exercício da profissão. Por isso, solicitamos a cada unidade de saúde as escalas de trabalho pra verificarmos a condição de cada um. Encaminhamos para a Sesa as escalas para que ela comunique as suas instituições e os profissionais se regularizem perante o Conselho, pois aqueles que estiverem inaptos não podem entrar em escalas de serviço”, explicou Donato.

A Enfermagem e suas atividades Auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.