Coren-AP

Um novo projeto foi firmado entre o Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) e Instituições de Ensino da Enfermagem do estado. Com o objetivo de garantir o acesso dos novos profissionais à inscrição profissional junto ao COREN AP, e o exercício legal da profissão desde o momento da formatura, o projeto “Coren Presente” foi criado e já consolida parcerias. Ao todo 13 instituições aderiram a parceria.

O ‘Coren Presente’ já segue modelos implantados em outros Conselhos de Enfermagem, e de acordo com o presidente do Coren-AP Donato Farias, o projeto busca aproximar os novos profissionais junto aos serviços ofertados pelo regional.

“Esta é uma iniciativa inovadora no nosso Conselho destinada a fortalecer e reconhecer os futuros profissionais da enfermagem. Ele não visa apenas simplificar, mas também agilizar o processo de inscrição profissional. Ao possibilitar que os graduandos obtenham sua inscrição no momento da formatura, eliminamos barreiras burocráticas e garantimos que esses novos profissionais tenham acesso imediato ao exercício legal da profissão”, reforçou o presidente.

Para Danieli Prado Barros, representante da Faculdade CEAP, o projeto será um sucesso e vai garantir agilidade nos processos após a formatura. “É uma estratégia nova que vai ser um sucesso. A gente sentia muita falta da aproximação do Coren com as faculdades. Recebemos aqui as orientações referentes aos direitos e deveres e outras que são necessárias para os futuros enfermeiros e enfermeiros saberem antes da outorga. E após a outorga, logo em seguida, junto com o diploma, vem a carteirinha, o que já é uma agilidade e vai ser muito bom pra eles. Vai diminuir aqueles insucessos de arrumar um emprego e ter que vir correndo ao Coren”, disse Danieli.

Além da reunião com os representantes das instituições, o Coren-AP, já recebeu alunos da Faculdade Madre Tereza, do município de Santana, e da Faculdade Meta, esta que será a primeira instituição a receber o projeto “Coren Presente”, como explica a servidora do Coren-AP, do setor de Registro e Cadastro, Leiva Palmeirim.

“Já temos acadêmicos que serão outorgados no final deste ano na Faculdade Meta. E nós do Coren-AP iniciamos o processo de pré-cadastro dos formandos em preparação para o dia da formatura, quando nós iremos entregar as carteiras em mãos, algo inédito pra nós”, disse Leiva.

Durante a execução são realizadas as apresentações detalhadas sobre o projeto para a adesão das instituições de ensino e a sensibilização dos responsáveis pela coordenação dos cursos de enfermagem quanto à importância e benefícios do programa; são coletados os documentos necessários dos formandos dos cursos técnicos e superiores de enfermagem e realizadas as cerimônias simbólicas ou entregas individuais das carteiras de inscrição profissional.

Esta ação representa um avanço na valorização e reconhecimento dos futuros enfermeiros, e fortalece o compromisso com a qualidade e a ética na prática da enfermagem.