
O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) esteve presente no 14º Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis), a programação ocorreu dos dias 5 a 8 de agosto, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. O evento reuniu fiscais, gestores, conselheiros federais e regionais, e advogados do sistema para discutir e alinhar avanços na melhoria dos processos de fiscalização.
Temas como a implementação do novo Manual de Fiscalização, criação do painel de referência, Práticas Avançadas de Enfermagem: da teoria às evidências, estratégias e técnicas de sucesso nas audiências de conciliação e fiscalização sob a ótica do Tribunal de Contas da União (TCU), foram abordados durante o Seminário.
O presidente do Coren-AP, Dr. Donato Farias ressaltou a integração entre os conselhos para a busca de soluções a serem implementadas.
“Durante o seminário, tivemos a oportunidade de destacar as soluções inovadoras que estamos implementando para garantir uma fiscalização eficaz e abrangente, mesmo nas áreas mais desafiadoras. A nossa abordagem combina tecnologia de ponta com métodos de campo adaptados às especificidades regionais, promovendo a integridade e a qualidade dos serviços de enfermagem. Vamos seguir avançando, com otimismo e coragem, para garantir que a excelência na fiscalização alcance todos os cantos do nosso estado”, falou o presidente.
De acordo com a Chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional – DFEP/Coren-AP, Drª Daniele de Sousa, a participação dos Enfermeiros fiscais do Coren-AP no Seminário é de suma importância, visto que eles são os que sempre estão mais próximo dos enfermeiros no exercício da profissão.
“São eles que estão na ponta, lidam diretamente com os profissionais de enfermagem; fiscalizando e orientando quanto ao exercício profissional. O SENAFIS possibilitou que a gestão, fiscais e jurídicos dos Conselhos de Enfermagem discutissem sobre como transformar dificuldades e crises em oportunidades. Todos os temas abordados foram muitos pertinentes, e servirão para aprimorarmos o processo de trabalho da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional do Coren-AP”, ressaltou Daniele.
Prêmio Fiscalize
A equipe do Coren-AP concorreu durante o evento ao Prêmio Fiscalize com a apresentação do ‘Projeto Tucuxi’. A premiação reconhece as melhores técnicas e práticas de trabalho das equipes de fiscalização dos Conselhos de Enfermagem, para promover o avanço da inspeção de exercício ético e legal da profissão no Brasil.
O projeto foi apresentado pelo presidente Donato Farias, que falou sobre o destaque da participação do Coren-AP no prêmio.
“Tivemos destaque de participação, onde apresentamos com entusiasmo o projeto Tucuxi que teve como tema “Inova COREN Amapá – Estratégias para Fiscalização em Áreas Remotas”. Com ele explanamos e refletimos o nosso compromisso com a excelência e inovação na fiscalização da profissão de enfermagem. Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso deste projeto e o reconhecimento obtido”, disse Donato.
Estiveram presentes ainda no Seminário pelo Coren-AP, os Enfermeiros fiscais Drª Ana Clara Cavalcante e Dr. Edigar Rodrigues e advogada Drª Lana Diniz.
