Coren-AP

Em mais uma noite memorável o Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), esteve presente na noite deste domingo, 17, na Cerimônia do Jaleco da Faculdade Unama-Macapá. A solenidade marca a passagem dos novos profissionais de Enfermagem em mais uma fase dentro do processo de formação.

O presidente do Coren-AP, Donato Farias destacou em seu discurso, o apoio do Conselho e a importância da Enfermagem para a sociedade. “Quero que saibam que a enfermagem é muito mais do que procedimentos e protocolos. É sobre tocar vidas, dar esperança e estar presente nos momentos mais vulneráveis das pessoas. É sobre fazer a diferença. E nunca esqueçam que vocês não estão sozinhos. O Coren-AP está aqui para apoiar cada passo dessa jornada, defendendo nossa classe, valorizando nossa profissão e lutando por condições justas para que vocês possam exercer a enfermagem com excelência” ressaltou o presidente.

Para o coordenador do curso de enfermagem e Conselheiro Secretário Coren-AP, a cerimônia é uma transição entre a teoria e a prática. “Ao vestir esse jaleco cada aluno veste uma capa de herói/heroína. Ele não representa apenas uma peça do vestuário profissional, mas carrega a representatividade de toda enfermagem, incluindo os heróis e heroínas que estiveram no mundo todo salvando vidas, o que ficou mais evidente durante a pandemia”, exaltou Diego de Araújo.

Durante a cerimônia os alunos homenagearam a professora Tatiane Flexa, que agradeceu com muita emoção. “Fiquei muito emocionada e honrada com a homenagem. A gente deseja que cada um dos alunos honre o juramento, não somente na vida acadêmica, mas também na vida profissional. Afinal queremos lembrar sempre que o cuidado é o coração da enfermagem”, agradeceu Tatiane Flexa.

No ato, estudantes vestem pela primeira vez o jaleco, como símbolo de uma transição para o universo da saúde, assim como o caminho da jornada de cada um para o futuro profissional.