Coren-AP


O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) esteve presente nesta quarta-feira, 23, no auditório do Ministério Púbico Estadual, na programação do 2º Encontro de Qualidade e Segurança dos Cuidados de Saúde do Hospital da Mulher Mãe Luzia. Organizado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS/HMML), o evento contou com uma mesa redonda com o tema “Registro multiprofissional no prontuário do paciente”.

De acordo com a Chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional – DFEP/Coren-AP, Drª Daniele de Sousa, representante no Coren-AP no evento, os registros de enfermagem são os principais instrumentos de avaliação da qualidade de atuação da enfermagem.

“É importante que os profissionais de enfermagem estejam cientes sobre a fundamentação legal dos registros em saúde, e suas legislações. O registro de enfermagem é o principal instrumento que a gente usa para avaliar o desempenho da equipe de enfermagem na instituição. E este é um item que a gente fiscaliza e notifica, por ser uma irregularidade, a inadequação ou inexistência dos registros relativos à assistência de Enfermagem. É um dever do profissional, está no nosso código de ética, “registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras”, explica Daniele.

Além do assunto, a representante do Coren-AP, falou ainda sobre a Lei nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício profissional da Enfermagem; resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, entre quais estiveram a que normatiza o uso do prontuário eletrônico e plataformas digitais no âmbito da Enfermagem; e ainda sobre a finalidade dos registros: Partilha de informações, Garantia de qualidade, Relatório permanente, Evidência legal, Ensino e pesquisa e Auditoria.

Estiveram presentes ainda no evento, representantes dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do Serviço Social e de Psicologia, além da Promotoria de Saúde.