Coren-AP

A Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AP) realizou, nesta sexta-feira (28), a primeira reunião trimestral com os Responsáveis Técnicos pelo Serviço de Enfermagem. O encontro reuniu profissionais com processos ativos junto à equipe de fiscalização e teve como objetivo promover a valorização e qualificação da categoria, esclarecer pontos levantados durante as inspeções, identificar desafios enfrentados pelos profissionais e orientar sobre os processos fiscalizatórios. A iniciativa visa reduzir o número de conciliações e ações civis públicas, garantindo maior conformidade com as normas da profissão.

A chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), Daniele de Sousa, destacou a importância da aproximação entre o Coren-AP e os responsáveis técnicos para fortalecer o diálogo e buscar soluções eficazes para os desafios enfrentados pela categoria.

“Nosso objetivo é estabelecer uma relação mais próxima com os responsáveis técnicos, compreendendo suas dificuldades e promovendo um espaço de diálogo aberto. Dessa forma, conseguimos não apenas identificar os principais entraves do dia a dia, mas também oferecer suporte para garantir a regularização e o aprimoramento dos serviços prestados à população”, afirmou Daniele de Sousa.

Durante a reunião, foram apresentados dados referentes às fiscalizações realizadas pelo Coren-AP.Entre as principais irregularidades notificadas estão a inexistência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), inexistência do planejamento e programação do serviço de enfermagem, exercício irregular da profissão (CIP vencida) e inadequação na documentação referente ao gerenciamento dos processos de trabalho.

Os profissionais presentes puderam compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e sugerir melhorias para a gestão do serviço de enfermagem. Mauriceia Amaral, Enfermeira e Responsável Técnica do Hospital da Mulher Mãe Luzia, ressaltou a importância do evento para a troca de conhecimentos e fortalecimento da categoria.

Além das discussões sobre fiscalização, os participantes receberam orientações sobre o novo Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen), que possibilita a atualização de informações e o gerenciamento de dados de forma mais eficiente.

“Esses encontros são fundamentais, pois aproximam os responsáveis técnicos do Coren-AP e nos permitem compartilhar experiências e dificuldades. Um dos principais desafios que enfrentamos é a falta de informatização no setor da saúde. Com um sistema integrado, poderíamos obter indicadores mais precisos e coletar dados em tempo real, facilitando a gestão dos serviços de enfermagem”, destacou Mauriceia.

O Coren-AP reafirma seu compromisso com a qualificação da enfermagem e segue investindo em capacitações contínuas para responsáveis técnicos, além de oferecer suporte técnico e implementar planos de ação para garantir a regularização e excelência dos serviços de enfermagem no estado.