
O Amapá participou, nesta quarta-feira, 12 de março, do ato público realizado em Brasília para cobrar a aprovação da PEC 19. O evento, convocado pelo movimento Gigantes da Enfermagem, contou com a presença de caravanas de todo o país.

Segundo Donato Farias, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), essa mobilização não é apenas uma reivindicação, mas uma luta histórica por dignidade, respeito e melhores condições de trabalho para os profissionais da enfermagem.
“O Coren Amapá esteve presente, mostrando que a enfermagem do nosso estado tem voz, força e não recua diante dos desafios. A enfermagem é a espinha dorsal do sistema de saúde, mas, por décadas, foi submetida a jornadas exaustivas, muitas vezes além dos limites humanos. Não aceitaremos mais a sobrecarga! Não aceitaremos mais a desvalorização! A jornada de 30 horas não é um privilégio, é uma necessidade! Seguiremos mobilizados, lado a lado com os profissionais, as entidades e toda a categoria, para garantir essa conquista, que já deveria ser realidade”, enfatizou Donato.
A PEC 19/2024, de autoria da senadora Eliziane Gama, propõe a regulamentação da jornada de 30 horas semanais para a Enfermagem, além de fixar o índice de reajuste do piso salarial da categoria. A proposta visa corrigir a sobrecarga de trabalho, assegurar melhores condições para o exercício da profissão e proporcionar maior segurança na assistência à saúde.

Este ato em Brasília é o primeiro de uma série de seis mobilizações planejadas para ocorrer na capital federal ao longo de 2025.