Hospital da Criança e do Adolescente tem primeiro manual POPs aprovado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP)

A coordenação do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) de Macapá lançou o primeiro Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do hospital. Agora a unidade de saúde possui um documento que descreve o passo a passo de processos e/ou procedimentos que garantem que qualquer pessoa consiga realizá-la sem dificuldades.

Aprovado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), através da Decisão nº134 de 1º de julho de 2024, do Grupo de Trabalho responsável pela Elaboração, Implantação e Análise de protocolos de enfermagem na Atenção à Saúde no âmbito do Coren-AP, o documento tem base científica em literaturas, e proporciona ainda segurança para os servidores e pacientes.

“O Conselho busca com a aprovação colaborar com a padronização e atualização das técnicas e assim melhorar a qualidade da assistência de Enfermagem. Ao passar pelo Conselho o manual tem a sua credibilidade institucional. Nossa missão aqui revisar as ações, apoiar e assumir responsabilidades conjuntas”, disse o presidente do Coren-AP, Donato Farias.
De acordo com a Coordenadora Geral do HCA, Giselle Costa, o POPs faz parte das ações do novo setor da qualidade que foi constituído no Hospital.

“Estamos buscando fortalecer os serviços através da eficiência e inovação. Além do benefício documental que poderá ser apresentado aos órgãos de controle e fiscalização, o POPs tem impacto direto na qualidade da assistência prestada, pois as pesquisas evidenciam que a padronização gera ganhos para segurança do paciente e com consequência servidores e instituição, também controla gastos e diminui índice de infecções e otimiza tempo, é uma ferramenta da gestão da qualidade”, acrescentou Giselle.

O Projeto foi coordenado pela Enfermeira Giselle Mourão e elaborador pelo setor da qualidade do HCA. O arquivo do com o novo Manual pode ser encontrado em anexo nesta publicação.