
Nos dias 14 e 15 de abril, equipes de Fiscalização e da área Financeira do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) estiveram em Laranjal do Jari com uma série de ações voltadas ao atendimento de profissionais de enfermagem e à fiscalização de instituições de ensino a distância no município.

Durante mais uma edição do projeto “Coren Mais Perto de Você”, cerca de 25 profissionais foram atendidos com serviços como negociação e renegociação de dívidas, emissão e atualização de boletos de anuidade, parcelamentos, análise de pendências financeiras, além da apresentação do Sistema Integrado de Gestão (Sigen). Os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde Adinalda de Jesus.

Paralelamente, a equipe de Fiscalização visitou instituições de ensino locais para verificar o cumprimento do acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério Público do Trabalho. O foco da ação é apurar as condições de ensino dos cursos de Enfermagem na modalidade a distância (EAD) em municípios do interior. A iniciativa integra a Operação Estágio 2025, que já passou por Santana e, nos próximos dias, seguirá para o município de Oiapoque.
“Estamos em operação desde o início deste mês e buscamos, junto às instituições, verificar se estão oferecendo a carga horária correta de estágio. De acordo com parecer da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, a carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deve corresponder a, no mínimo, 20% da carga horária total do curso de graduação em Enfermagem”, explicou a enfermeira fiscal do Coren-AP, Ana Clara Cavalcante.

A ação contou ainda com presença da Conselheira Maria Leia Nunes, e reforça o compromisso da instituição com a valorização da enfermagem e a garantia da qualidade na formação profissional. Ações como essas aproximam os profissionais da entidade e asseguram que direitos e deveres estejam sendo cumpridos, tanto na atuação quanto na formação da categoria.