Coren-AP

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) recebeu, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, a visita técnica do enfermeiro fiscal do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Walkírio Almeida. A ação, promovida pelo Cofen, tem como objetivo a supervisão, acompanhamento e avaliação das atividades de fiscalização realizadas pelo regional. Além de verificar o cumprimento das diretrizes e políticas da Gestão nas áreas finalísticas, em especial na Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP).

Conduzida ainda por meio de questionário, a visita visou ainda conhecer a infraestrutura, a organização e o processo de trabalho da DFEP. Assim como a análise de Processos Administrativos Disciplinares (PAD) de fiscalização, com foco nos fluxos de tramitação no âmbito regional, bem como a avaliação dos instrumentos de trabalho e dos recursos tecnológicos utilizados pelos fiscais durante as inspeções.

Segundo o fiscal, o objetivo foi conhecer a atuação do Coren-AP, identificar boas práticas desenvolvidas e avaliar a possibilidade de replicá-las em outros regionais. “A visita não se limita apenas à questão prática do dia a dia do fiscal, mas também ao processo de fiscalização adotado pelo regional. Avaliamos como o processo tramita, o fluxo das atividades e buscamos propor melhorias sempre que necessário”, destacou Walkírio Almeida.

Durante a visita, o fiscal observou boas práticas no Coren-AP, especialmente no acompanhamento e monitoramento das ações e na organização do processo de fiscalização. “Fiquei impressionado com a forma como o processo de fiscalização é conduzido e a organização das atividades, o que é fundamental para a eficiência do trabalho”, ressaltou.

Como parte da visita, foi realizado o acompanhamento de uma inspeção conduzida pelo fiscal do Coren-AP, Edigar Rodrigues, à sala de vacina do Hospital e Maternidade Mãe Luzia.

“Essa inspeção ocorreu dentro da programação da Operação Sala de Vacinas, com o bjetivo de avaliar a estrutura física das salas de vacina, e o cumprimento das normas técnicas e a atuação dos profissionais responsáveis pelo serviço de imunização. Além da avaliação, os fiscais dialogaram com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, esclarecendo dúvidas e orientando sobre boas práticas no serviço”, ressaltou Edigar.

Apesar dos avanços, Walkírio apontou que ainda há oportunidades para melhorias no processo de fiscalização, como a implantação do Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen). “Alguns regionais enfrentam dificuldades devido à falta de ferramentas informatizadas para acompanhar as atividades. No entanto, em breve, isso será resolvido com a implantação do sistema único, que já está em operação no módulo de Registro/Cadastro e será expandido para o módulo de fiscalização, tornando o processo mais eficiente e facilitando o trabalho dos fiscais”, explicou.

Walkírio também fez uma recomendação à equipe do Coren-AP, destacando a importância de continuar com ações proativas para resolver os desafios enfrentados. “Minha recomendação é que a equipe siga trilhando esse caminho de não se acomodar diante dos problemas. Eles não apenas identificaram os desafios, mas também buscaram soluções que trouxeram melhorias significativas para o Departamento de Fiscalização do Coren-AP”, concluiu o fiscal.

Daniela Souza, chefe de Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), do Coren-AP, destacou a importância da visita. “A visita técnica realizada pelo Cofen ao Coren-AP é de extrema importância, pois fortalece a integração entre o Conselho Federal e o Regional, contribui para o aprimoramento das ações fiscalizatórias e promove a padronização de processos e a melhoria contínua da fiscalização do exercício profissional da enfermagem”, disse Daniela.